Sobre nós

Qualidade e Segurança

O Hospital Nipo-Brasileiro possui diversas certificações e faz parte de importantes programas de qualidade.

1. Acreditação Internacional Qmentum

Conquistou, em outubro de 2019, a categoria Diamond da Acreditação Internacional Qmentum. O selo é conferido no Brasil pelo IQG – Health Services Accreditation, empresa certificadora integrante da Health Standards Organization, a maior e mais inovadora aliança global para desenvolvimento e implementação de padrões de excelência.

  1. Governança Clínica
  2. Gestão do Conhecimento
  3. Times de Alta
  4. Performance
  5. Dimensões da Qualidade
  6. ROPs – Práticas
  7. Organizacionais Exigidas


Esta certificação eleva ainda mais a credibilidade do Hospital Nipo-Brasileiro, pois avalia as práticas assistenciais e de gestão, promovendo melhoria contínua dos resultados, como redução das taxas de infecção e reinternação, mais transparência e maior segurança aos pacientes.

2. Certificação de Trauma

Obteve em 2021, de forma inédita, a Certificação por Distinção pelos Serviços de Atendimento ao Paciente Traumatizado, conferida pelo IQG Health Services Accreditation.

Chancelado pela Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado – SBAIT, o programa avalia premissas básicas de atendimento, como acesso rápido, capacitação profissional, fluxos e integração com as demais áreas.

3. Validação de Boas Práticas de Segurança

O programa de Validação de Boas Práticas de Segurança do Instituto Brasileiro de Segurança do Paciente (IBSP) analisa como funcionam os processos dentro das instituições hospitalares.

Em 2020, o Hospital Nipo-Brasileiro recebeu o selo atestando que a instituição possui estratégias e processos estruturados para a prevenção de Tromboembolismo Venoso (TEV).

4. Anahp

O Hospital Nipo-Brasileiro faz parte do seleto grupo de hospitais membros da Associação Nacional de Hospitais Privados. A Anahp é uma entidade representativa dos principais hospitais privados de excelência do país. Criada em 11 de maio de 2001, surgiu para defender os interesses e necessidades do setor e expandir as melhorias alcançadas pelas instituições privadas para além das fronteiras da Saúde Suplementar.

5. Selo SINASC

O selo do Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos (SINASC) premia e certifica a qualidade das informações sobre os nascidos vivos na cidade de São Paulo. É através da fidedignidade desses dados que a prefeitura planeja suas políticas públicas, bem como as ações e serviços direcionados à saúde da mulher e da criança.

O Hospital Nipo-Brasileiro foi premiado pela 11ª vez por cumprir com os padrões de qualidade requeridos pela Declaração de Nascido Vivo, sendo referência no atendimento de gestantes nas regiões norte e leste de São Paulo.

6. Epimed

Filiado desde 2013 à Epimed, o Hospital Nipo-Brasileiro utiliza seu sistema para gestão e análise de indicadores, trabalhando com os dados epidemiológicos disponíveis para realizar benchmarking e intervenções, com o objetivo de melhorar a qualidade da assistência prestada aos nossos pacientes.

Em 2018, recebeu o selo UTI Top Performance, concedido às Unidades de Terapia Intensiva que apresentam alta eficiência através da matriz gerada pelo Sistema Epimed Monitor. Entre os principais indicadores que contribuíram para essa conquista está o desfecho clínico, especialmente as taxas de mortalidade e a duração da internação.

7. Instituto Latino Americano da Sepse - ILAS

Inaugurado em julho de 2004, o Instituto Latino Americano da Sepse é uma instituição sem fins lucrativos que atua em três grandes áreas:

  • Programa educacional, melhorando a qualidade assistencial aos pacientes sépticos, reduzindo incidência e letalidade;
  • Geração de conhecimento;
  • E difusão de conhecimento às comunidades leiga e científica.


O Hospital Nipo-Brasileiro é filiado desde 2011 e conseguiu reduzir consideravelmente a taxa de mortalidade, seguindo as diretrizes preconizadas, realizando reuniões multidisciplinares para discussão de casos e campanhas de prevenção envolvendo pacientes, familiares e colaboradores.

8. Selo de Qualidade do Registro do Câncer de Base Populacional

O Registro do Câncer de Base Populacional tem como objetivo coletar, analisar e classificar informações de casos novos de câncer em uma população definida e subsidiar políticas públicas na área.

Em 2019, o Hospital Nipo-Brasileiro recebeu pela primeira vez este Selo de Qualidade, na categoria Prata, conferido pela Secretaria Municipal de Saúde do Estado de São Paulo, por ser uma instituição assertiva no preenchimento das planilhas de dados sobre os casos de câncer.

Receba nossas notícias